O que são os Campos de Experiências da BNCC?

• 23 Maio 2022
  • Coordenação Pedagógica
  • 2080

A BNCC estabelece 05 Campos de Experiências para a Educação Infantil, que promovem uma mudança nos conceitos do currículo, indicando quais são as experiências fundamentais para que as crianças possam aprender e se desenvolver.

Os campos apoiam os professores no planejamento escolar, mas é preciso que eles estejam comprometidos com a necessidade e interesse da criança.

05 Campos de Experiências para a Educação Infantil

1 - O eu, o outro e o nós

Nesse campo, o convívio com outras pessoas, sejam adultos ou crianças, faz com que as mesmas possam constituir uma forma própria de agir, sentir, e pensar, percebendo que existem outras maneiras de vida e pessoas diferentes.

Com isso, elas vão construindo a sua própria autonomia, senso de reciprocidade, de respeito, reconhecendo as diferenças, e a interdependência com o meio em que vivem. Mas para isso é preciso criar oportunidades para que as crianças possam participar de grupos sociais e culturais.

2 - Corpo, gestos e movimentos

As crianças conseguem explorar o mundo ao seu redor, desde cedo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos. Com isso, elas estabelecem relações e se expressam, brincam e produzem conhecimento sobre elas mesmas e o mundo.

As diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, e as várias brincadeiras, fazem com que elas possam se comunicar e se expressar, através do corpo, dos movimentos e do gesto.

3 - Traços, sons, cores e formas

Através do contato com diferentes manifestações culturais, artísticas e científicas no cotidiano escolar e também familiar, podem fazer com as crianças comecem a vivenciar diferentes experiências, que colaboram para que elas desenvolvam um senso crítico.

4 - Escuta, fala, pensamento e imaginação

Promover experiências para que as crianças possam desenvolver a sua participação oral é de uma importância imensa. Fazendo com que elas participem de escuta de histórias, conversas, narrativas, ajudará que elas se constituam como sujeito singular e façam parte de uma grupo social.

Nesse sentido, também deve ser desenvolvido a imersão da criança no mundo da escrita, fazendo uso de contação de história, com experiência com a literatura infantil, através de contos, poemas, fábulas, usando de uma maneira bem cativante para que elas se interessem.

5 - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

As crianças também demonstram curiosidades com o mundo físico, por isso deve ser fornecido experiências nas quais as crianças façam uso de objetos, e possam explorar espaços exteriores.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas saibam sobre os Campos de Experiências da BNCC?